Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Ocupação da Mangueira é um duro golpe para maior facção do Rio, diz especialista


Favela funcionava como central de abastecimento de armas e drogas


Carlo Wrede / Agência O Dia
Carlo Wrede / Agência O Dia
Mangueira receberá a 18ª UPP do Rio de Janeiro

Além de um duro golpe na maior facção criminosa do Rio de Janeiro, que vai perder seu atual “quartel-general”, a ocupação do morro da Mangueira no próximo domingo (19) representa o fechamento do cinturão de segurança do maciço da Tijuca, zona norte, e um ciclo de implantação de UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) no Estado.
Ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), o antropólogo Paulo Storani, acredita que a ocupação da favela representa um grande impacto para a maior facção criminosa do Rio, que já havia perdido os complexos do Alemão e da Penha, em novembro do ano passado.
- O grupo fica muito enfraquecido. A Mangueira sempre foi um centro de distribuição de armas e drogas para esta facção. Por causa da localização, sempre alimentou as favelas da Tijuca. Além disso, é uma comunidade que sempre foi palco de intensos confrontos. A UPP ali tem um significado simbólico muito forte.
Para o comentarista de segurança da Rede Record, coronel Paulo César Amêndola, o principal motivo para a escolha da região é a realização da Copa do Mundo em 2014 e da Olimpíada de 2016.
- Existe uma proximidade com o complexo esportivo do Maracanã. O cinturão da zona sul, onde fica grande parte da rede hoteleira, já havia sido pacificado. A região do centro, que serve de passagem para as duas áreas, também. Faltava apenas a Mangueira para fechar esta região da zona norte e garantir a segurança dos eventos esportivos.
A cientista social Sílvia Ramos, do Cesec (Centro de Estudos de Segurança e Cidadania), da Universidade Cândido Mendes, considera que a ocupação da Mangueira tem um significado histórico.
- A Mangueira se tornou a expressão do que o Rio se tornou. Uma favela encravada na cidade, que é meio cidade partida. Está tão perto, mas ao mesmo tempo é uma realidade tão distante. Além disso, é uma comunidade especial porque tem uma das principais escolas de samba da cidade e é berço de artistas consagrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário