Seguidores

terça-feira, 31 de maio de 2011

ÁGUA É COISA SÉRIA - PAPAMEL PEDE EXPLICAÇÕES A EMBASA NO CEPRAM






PAPAMEL PEDE EXPLICAÇÕES A EMBASA NO CEPRAM

No dia 27, durante a Reunião Ordinária do CEPRAM - Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conselheiro-representante do PAPAMEL, Emídio Neto, falou do incidente ocorrido com a água fornecida pela EMBASA a população de Ipiaú e solicitou a Secretaria Executiva do CEPRAM que determinasse uma visita de inspeção do INEMA (nova denominação do antigo CRA), as instalações da EMBASA em Ipiaú para apurar o que aconteceu.

O representante do PAPAMEL no CEPRAM, falou ainda que diante da paralisação na sobras do Sistema de Esgotamento Sanitário de Ipiaú e os transtornos que a mesma vem causando para a comunidade epara o meio ambiente enquanto a EMBASA vem realizando investimentos em Salvador, em estradas, publicidade, campeonato de futebol e no carnaval de Feira de Santana, que julgava pertinente solicitar a EMBASA que na próxima reunião do CEPRAM, prevista para 17 de junho, realize uma apresentação sobre os investimentos que a empresa vem realizando em ações de proteção e conservação nos mananciais que são explorados por ela, a exemplo do Rio das Contas.

A solicitação do Conselheiro-representante do PAPAMEL foi aprovada e a Embasa será então convidada pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente - CEPRAM, para apresentar o que ela vem fazendo na Bahia para proteger e conservar os rios que ela explora.

Se ela estiver fazendo o mesmo que tem feito no Rio das Contas, no Rio do Antonio, Rio Gongogi, Rio Água Branca, Rio da Preguiça dentre outros da região, então a população poderá ficar tranquila, pois certamente continuará sobrando dinheiro para investir em tantas campanhas publicitárias.

O SES - Sistema de Esgotamento Sanitário de Ipiaú começou a ser implantada há mais de 5 anos e até agora nada.

A população, o meio ambiente, os rios não podem continuar sendo penalizados pela falta de ação da Embasa.

Se voce tem interesse em contribuir com esse debate, realize fotografias da situação da água em seu município, dos rios explorados pela Embasa, do sistema de captação e tratamento de água e também do sistema de distribuição.

É oportuno destacar, que em Ipiaú existe um reservatório de água tratada que fica vizinho a cascalheira, completamente exposto a ação de vandalos, pois não possui qualquer segurança e qualquer um pode chegar lá, abrir e colocar qualquer coisa na água, podendo causar danos irreparáveis a saúde da população.

Água é coisa séria.

Saudações eco-humanistas.

Emídio Souza Barreto Neto
Grupo Ecológico Humanista PAPAMEL
Agencia de Viagens e Ecoturismo Trilhas e Rios Ltda.
Av. Getúlio Vargas, 894 - Centro - Ipiaú - Ba. Fone: 73-3531-4820 begin_of_the_skype_highlighting            73-3531-4820      end_of_the_skype_highlighting

"mais valioso é o sorriso..." *Amendoeira